PERSONAGENS

FAMÍLIA SURPRESAS - composta por: pai, mãe, Zé, Tina, Virgílio e o cachorrinho Pejo - são os personagens que aparecem no livro que dão o "toque" especial às mensagens, contextualizando as mesmas para a vida infantil. 


ZÉ SURPRESAS - Olá sou o Zé. Fui o primeiro da "família Surpresas". Meu nome foi escolhido por um concurso entre os leitores. Dizem que eu tenho o nome e também a "cara" do livro. Quer saber como eu sou? Bom, sou calmo, pensativo, estudioso, gosto de brincar de tudo, assistir TV de vez em quando. Tenho 11 anos de idade. Procuro sempre viver como cristão entre meus colegas e na família. É claro que nem sempre dá certo. Mas quando cometo um erro, eu tento acertar logo com Deus, pedindo seu perdão.Gosto de ajudar meus irmãos, meus pais e os outros. Quando alguém faz uma pergunta pra mim, tento responder da melhor maneira possível. Não gosto de ver outros no caminho errado, ou tomando decisões erradas. Não sou perfeito, não. Sou uma criança como todas, mas me esforço em fazer o que é certo.




TINA - Olá, sou a irmã do Zé e tenho 9 anos de idade. Eu sou muito feliz, gosto de "sonhar" acordado, sabe? Inventar que sou uma princesa, uma mãe, uma professora, uma missionária...ah, são personagens que gosto de imitar. Meu nome foi dado por causa de uma amiga de minha "criadora" que era parecida comigo quando criança. Significa "estrela". 
Gosto de minhas amigas e de fazer novas amizades. Gosto também de brincar com meu irmão Virgílio. Ah, e aaaaamo o meu cachorro Pejô.  Cuido dele, dou banho, dou comida, passeio com ele e outras coisas mais. Gosto de brincar de bonecas e com meu ursinho de pelúcia. Ás vezes fico muito chateada e trato mau meus irmãos, meu cachorro, meus amigos... isso me deixa triste. Estou tentando melhorar... Gosto de estar sempre com muitas pessoas e ajudar a quem precisa. Mas tenho um segredo que vou revelar: tenho muito medo e fico muito triste quando acontece algo ruim com os outros.


VIRGÍLIO - Eu sou o "filho do coração". Foi isso que minha mãe disse, pois fui adotado. Não importa, sou FILHO como meus irmãos e sou o caçula. Tenho uma cor de pele mais escura. Sou mestiço, o que é uma coisa boa. Tenho 7 anos de idade. Não quero ser vaidoso, mas todos na família me "mimam" e protegem. É claro, às vezes também recebo uma boa disciplina de meus pais. O que gosto de fazer: jogar bola e brincar com a Tina, mas às vezes brigamos muito. A Tina é legal, geralmente ela que pede perdão primeiro. Gosto de fazer algumas coisas que não são muito boas: às vezes roubo chocolate do Zé, jogo bola na hora errada e deixo de fazer minhas tarefas. Não gosto de estudar. Bom...igual  a Tina, também estou tentando melhorar. 


PEJO - É o cachorrinho que a família recolheu da rua. Ele é jovem e por isso brincalhão. As crianças tem certeza que ele "pensa" (ele é racional), só que não sabe falar. Por enquanto só diz "au, au!" Mas as atitudes dele muitas vezes podem levar os seres humanos a refletir sobre suas próprias. Ele também tem atitudes parecidas com as crianças: birra e desobediência, em contrapartida dócil e amigo. O nome "Pejo" foi dado por uma amiga da família Surpresas que gostava muito do carro da marca Pejo. 
 

Acesse também